Notícias

29.04.2019

ABGS comemora 40 anos como uma das maiores associações seniores do continente

abgs-40-sob-por-do-sol

Medidas criativas e inovadoras permitiram atravessar o pior da crise econômica do país

No próximo domingo, dia 5 de maio, a Associação Brasileira de Golfe Sênior (ABGS) completa 40 anos de existência, com muito a comemorar. Apesar da crise econômica dos últimos anos, que atingiu a todos indiscriminadamente, incluindo vários jogadores, clubes e parceiros comerciais, a ABGS chega a 2019 como a segunda maior entidade do golfe sênior do continente em número de jogadores, só perdendo para a da Colômbia, e como a que tem o maior e mais diversificado calendário de competições, entre seniores os sul-americanos.

Poder completar quatro décadas com uma entidade sempre renovada pela presença de novos associados, incluindo um número crescente de pré-seniores, que são o presente e o futuro da entidade, é algo que enche a diretoria da ABGS de orgulho e lhe dá a sensação de ter contribuído de forma significativa, tanto para a história do golfe e do esporte no Brasil, como para as relações de amizade entre os quase oito mil golfista que passaram pela ABGS. É o golfe, em especial o golfe sênior, cumprindo o papel que se espera de um esporte diferenciado.

Criatividade – Enfrentar crises é saber inovar. Nos últimos anos a ABGS fez esforços imensos para oferecer sempre algo a mais a seus associados e para atrair novos jogadores para a comunidade sênior. Desde 2016 tem feito promoções, como sorteios valiosos e aprimorado suas competições, com a do Interclubes Sênior, por exemplo, que passou a ter premiação em separado das categorias sênior, pré-sênior e feminina, uma forma de valorizar cada uma delas. Mais recentemente a ABGS reduziu seu calendário anual de forma a organizar menos eventos, ao mesmo tempo em que tornava os demais mais interessantes e proveitosos para todos. Outra novidade de 2019 foi a redução do preço das inscrições em alguns torneios, graças ao patrocínio da Golf Travel.

Outra mudança importante foi valorizar ainda mais o golfe sênior paulista. Como hoje a maioria dos associados é de São Paulo, criou-se uma diretoria especial para o estado, com poderes para administrar e definir os rumos da entidade nos eventos do estado. Muitos querem que o próximo presidente, a ser eleito pelo Conselho no final do ano, seja de São Paulo o que permitiria uma atuação mais próxima junto à maioria dos associados, com aumento da eficiência administrativa e redução de custos.

Milhares de mãos – Fazer a ABGS chegar onde está hoje só foi possível com a somatória do trabalho, dedicação e amor ao esporte de todos os dirigentes, conselheiros e dos milhares de associados que passaram pela entidade e a ela dedicaram parte importante de suas vidas. A eles se somam os patrocinadores e apoiadores dos seniores brasileiros em todos esses anos, amigos e empresas que acreditaram no potencial do golfe sênior e encontraram nos associados da ABGS parceiros fieis, golfistas que sempre souberam reconhecer e valorizar quem está a seu lado. Isso sem falar no apoio inestimável das federações de golfe do Brasil, da Confederação Brasileira de Golfe e de todos os clubes parceiros, seus sócios e sus diretorias, que sempre receberam os seniores de portas abertas.

Hoje, a ABGS reúne perto de 600 associados, divididos entre pré-seniores (40 a 54 anos), seniores (55 anos em diante) e senhoras. A importância do golfe sênior também tem sido mais bem entendida, já que é um estímulo importante para os que já se aposentaram ou reduziram sua atividade profissional, por permitir que se mantenham competitivos, agora no terreno esportivo, representando seus clubes, seus estados e o Brasil em competições nacionais e internacionais.

Títulos Os golfistas seniores do Brasil têm aproveitado a oportunidade de defender o Brasil no exterior e vêm conquistando feitos cada vez mais importantes, sobretudo nesta década, onde se destacam cinco títulos do World Senior Golf Championship, o Mundial Sênior (1996, 2004, 2010, 2011 e 2017), quatro títulos do Campeonato Sul-Americano de Golfe Sênior (1992, 1995, 1996 e 2016), além de uma vitória no I Campeonato Latino-Americano de Golfe Sênior (2012).

Todas essas conquistam são frutos da visão e do trabalho abnegado dos Presidentes de Honra da ABGS, entre os quais, além do fundador Ary Herzog, incluem-se Augusto de Pádua Soares, Álvaro Delacoste Torres, Kenji Oda, Ricardo Rodolfo Rossi, Wolf Hartmut Hotte e Paulo Pacheco. E também dos sócios beneméritos, todos com 85 anos ou mais, alguns que já nos deixaram, e outros que ainda nos presenteiam com sua amizade, carinho e sabedoria que tanto nos têm incentivado, orientado e ajudado no desempenho da importante tarefa que é fazer o golfe sênior brasileiro crescer ainda mais, propagando os ideais que todos compartilhamos, pelo Brasil e pelo mundo.

Compartilhe:

próximos Torneios