Notícias

22.12.2017

Mensagem de Natal do presidente da ABGS, Claudio Kiryla

novo-close-kiryla-648

Uma entidade se faz com a união de pessoas e valores

Terminada a temporada, é hora de fazer um balanço de tudo o que realizamos – ou deixamos de realizar -, em 2017. Ninguém nega que foi um ano difícil para todos, mas também um período de resgate para um país que se viu corroído por não ter sabido valorizar aquilo que o golfe mais preza e que é o seu grande legado: ensinar e transmitir valores como honestidade, integridade, cortesia, respeito ao próximo, respeito à natureza e o fair-play, entre outros.

O golfe é um magnífico formador de caráter para os jovens e de melhores cidadãos. Para se dar bem no esporte mais difícil do mundo é preciso aprender a se concentrar, planejar e executar, sempre com a maior precisão possível, e não desistir nunca, sabendo que sempre é possível melhorar – e piorar, infelizmente. O golfe ensina a aceitar seus erros e aprender com eles. Golfe é uma escola para a vida e para toda a vida.

Realizações – Realizar 25 competições nacionais ao longo de 2017 – mais de duas por mês -, em 20 clubes de 16 cidades e seis estados – São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais – e ainda participar de três grandes eventos internacionais, em tempos bicudos, só foi possível graças ao apoio inestimável de nossos patrocinadores, dos clubes parceiros e dos jogadores, que são a alma e a razão de ser de nossa entidade.

A ABGS fez a sua parte, enxugando custos e negociando preços, para manter a anuidade e as taxas de inscrição dos torneios em valores aceitáveis. Infelizmente não foi possível realizar eventos em todos os clubes que gostaríamos, mas estamos certos de que aqueles em que houve dificuldades para realizar torneios da ABGS em 2017, estarão de volta ao nosso calendário em breve.

Afinal, com seus torneios, a ABGS ajuda a manter os clubes em atividade em seus dias mais ociosos, movimentando green-fees, bares, aluguel de carrinhos, lojas e caddies, como parte da engrenagem que faz a economia do golfe girar. E ainda estimula o turismo de golfe, com viagens, hotéis, compras e muito mais.

Destaques – Todos os jogadores foram importantes, seja aqueles que participaram de apenas um torneio, ou de vários. Mas, dois deles, em especial, destacaram-se e merecem nosso reconhecimento: Shozo Karasawa e Jesus Guerreiro, os mais assíduos golfistas do ano no golfe sênior do Brasil. Parabéns a ambos por seu exemplo!

Não podemos deixar de agradecer ainda o apoio e as parcerias da Confederação Brasileira de Golfe (CBG), da PGA do Brasil e da Federação Paulista de Golfe (FPG), esta com um estímulo especial ao fazer com que todos os torneios da ABGS em clubes a ela filiados passassem a valer para os rankings paulistas sênior e pré-sênior scratch. Hoje, as medalhas de ouro, prata e bronze que a FPG oferece aos que sobem aos pódios dessas categorias estão entre as mais cobiçadas do golfe sênior.

Interclubes – A Federação Paulista de Golfe doou ainda a imponente taça de posse transitória do Torneio ABGS Interclubes de Sênior de São Paulo, que leva o nome da entidade. Para 2018, haverá mudanças no regulamento do Interclubes Sênior, de forma a premiar, além do campeão geral, os clubes campeões das categorias. A Associação Esportiva São José venceu o 25º Interclubes Sênior 2017, e a Academia GolfRange Campinas foi a Estreante do Ano, terminando como vice-campeã.

O Interclubes é também uma das competições que mais tem ajudado a valorizar a categoria pré-sênior, que cresceu muito este ano com a ampliação da faixa etária, antes dos 50 aos 54 anos, e agora dos 40 aos 54 anos. Para comemorar a chegada dos novos pré-seniores à ABGS teremos, em março de 2018, a disputa do 1º Torneio ABGS Pré-Sênior – Taça Antônio Carlos de Almeida Braga, o Braguinha, homenageando o maior Mecenas de história do esporte brasileiro, tendo apoiado esportes tão díspares como golfe, vôlei e Fórmula 1, entre muitos outros.

Anuidades – A economia do Brasil dá sinais de melhora, mas as dificuldades ainda estão presentes, motivo pelo qual a ABGS mais uma vez fez a sua parte e manteve sem reajuste o preço das anuidades da entidade. Todos aqueles que quitarem sua obrigação até o vencimento, dia 20 de janeiro, pagarão os mesmos R$ 500 de um ano atrás. Dia 20 de janeiro também é o prazo para quitar a primeira parcela, para quem preferir parcelar. Pagamentos posteriores terão pequenos acréscimos. Confira no site ou na Secretaria da ABGS.

Não podemos deixar de ressaltar ainda a conquista história de nossa equipe no Mundial de Golfe nos EUA, que venceu a competição principal e ainda foi vice-campeã scratch, entre outros prêmios. Nem os cinco troféus que a delegação da ABGS conquistou no Sul-Americano Sênior, na Colômbia. É o golfe sênior do Brasil mostrando sua força no circuito mundial.

Em meu nome e da Diretoria da ABGS, desejo a todos um 2018 com muita saúde e alegrias e repleto de realizações, dentro e fora do golfe.

Nos vemos em janeiro! Bom jogo e até lá!

Claudio Kiryla,
Presidente da ABGS

Compartilhe:

próximos Torneios