Notícias

11.12.2021

Torneio da Virada ABGS: vestido a caráter, o escocês Doug carimba faixa de Ghisalberti

mario-e-doug

Última competição de 2021 marcou a volta das alegres programações sociais do golfe sênior

 

Mario Ghisalberti, campeão do Ranking 2021, e Douglas Black, campeão do Torneio da Virada: rivalidade entre amigos. Fotos: Thais Pastor/F2 Assessoria

 

Vestido a caráter, vestindo um kilt e demais adereços do traje tradicional masculino de seus ancestrais, o escocês Douglas Black, o Doug, do Sapezal, “carimbou a faixa” de Mario Ghisalberti, do Japy, campeão antecipado do ranking nacional sênior de 2021, ao superar o amigo e principal adversário do ano no Torneio da Virada ABGS 2021/2022, com o qual a Associação Brasileira de Golfe Sênior (ABGS) comemorou o fim da temporada nesta quinta-feira, 9 de dezembro, no Damha Golf Club, em São Carlos.

Com todos os cuidados que a atual fase da pandemia ainda exige, como só permitir a inscrição mediante apresentação do atestado de vacinação completa, pela primeira vez, desde março de 2020, a ABGS se permitiu retomar a parte social de seus eventos, servindo um café da manhã antes da competição (antes eram entregues kit de lanche para consumo fora da sede) e oferecendo um coquetel de encerramento e entrega de prêmios, com música, comidinhas e Open Bar com chopp artesanal, as premiadas cachaças especiais Don Tápparo, e uma seleção de vinhos da Bodega Garzón, do Uruguai.

Destaques – A festa começou cedo, no campo, com todos animados pelo torneio de celebração. Mas isso não quer dizer que todos não levassem a competição a sério. Tão a sério que Doug jogou 75, três acima do par e seu melhor resultado do ano, para ser campeão do torneio da virada com sete tacadas de vantagem sobre Ghisalberti, o campeão do ranking 2021. A seguir terminaram Koichi Ogata, do PL, com 84, e Denis Cho do CG Campinas, e Danilo Baruque, capitão do Damha, ambos com 87 tacadas cada. Quatro jogadores empataram a seguir, com 88: Shozo Karasawa, do Vista Verde; Almir Oliveira, do Damha; Jorge Chan, do São Paulo GC; e Lyn Ahn, do Guarapiranga.

internas-viradaVeja algumas fotos da premiação
Aguarde álbum completo neste mesmo link

Na classificação por handicaps índex até 14, Denis foi campeão com 73 tacadas, seguido por Chan, com 74, e Almir, com 75. Na 14,1 a 19,4, o campeão foi Eliseo Neto, de Bauru, com 69, seguido por Wilson Correa, do São Paulo Futebol Clube, com 70, e por Constantino Ajimasto Jr., o Grego, presidente da ABGS, que também jogou 70, mas ficou em terceiro nos critérios de desempate.

Stableford – Na 23,1 a 32, jogada no sistema stableford, o espanhol Alfredo de Larrea, voltando à ABGS, entidade que ajudou a consolidar em São Paulo, depois de vários anos afastado, venceu com 36 pontos e teve muito o que comemorar. Afinal, nos últimos anos Alfredo esteve três vezes com a vida ameaçada por graves enfermidades, mas se recuperou totalmente a ponto de voltar a jogar golfe e vencer, agora com um rabo de cavalo que ele promete só cortar quando a pandemia for coisa do passado. Juan Pablo Szychowski, da AE São José, foi o vice, com 34 pontos, seguido por Ubirajara Camargo, do São Francisco, com 29.

Também stableford foram as disputas por faixas etárias. Luis Carlos de Lima, do Paradise, com 37 pontos, ganhou na 55 a 60 anos. Na 61 a 65 o campeão com 33 pontos, foi Luiz Sardinha, da Fazenda São João da Boa Vista. Nas 66 a 70 anos, o troféu foi para Lyn Ahn, com 31 pontos. Na 71 a 75 anos ganhou Koichi Ogata, com 34 pontos; e na 76 anos ou mais o vencedor foi Francisco Matarazzo, do São Francisco, com 31 pontos.

Pré-seniores – O troféu de campeão scratch pré-sênior (40 a 54 anos) foi para Otavio Lima, de Bastos, com 81 tacadas, três à frente de André Simão, do Damha, que somou 84. A seguir terminaram Plínio Albregard, famoso pela Kombi-Home “Bonitinha” com que frequenta o circuito ABGS para pernoitar nos locais, com 86; e Emiliano Saran, do Damha, com 89.

André Simão ficou sem troféu na pré-sênior scratch, mas ganhou a categoria com até 14 de handicap, com 72 tacadas, uma à frente de Otávio Lima e duas à frente de Albregard. E 14,1 a 32, os dois troféus foram para Wagner Felix, da Guariroba, com 68 tacadas, e Massao Kanesaki, do Sapezal, com 72.

Feminino – Entre as mulheres a campeã scratch foi Helena Miyaguti, do PL, com 92 tacadas, duas de vantagem sobre Ivete Chemin, do Graciosa (PR). Ivete perdeu o troféu scratch, mas levou o de campeã na classificação por handicaps índex até 25, com 77 tacadas. Na 25,1 a 32, a campeã foi Yoko Iijima, do PL, com 35 pontos na modalidade stableford.

Os prêmios de melhores do ranking 2021 foram entregues a seguir. Os campeões scratch foram Mario Ghisalberti (sênior), Otávio Lima, na Pré-Sênior; e Ioma Carvalho, do Gávea-RJ (Feminino). Em todas as demais categorias, por handicap índex – três de seniores, três de pré-seniores e duas femininas -, foram premiados os três melhores do ano.

Homenagem – Na abertura da cerimônia, Grego aproveitou para fazer uma homenagem e entregar um troféu pelos excelentes serviços prestados a Nilton Alves, gerente executivo da ABGS, que foi fundamental no para a recuperação da entidade e seu crescimento durante a pandemia. Também foram sorteados dois guarda-chuvas da ABGS, uma camisa oficial da entidade e uma inscrição para o L’Occitane En Provence, de 23 a 26 de março, no Terravista Golf Course, em Trancoso, na Bahia.

A cerimônia de premiação e encerramento foi apresentada por Nilton Alves e teve a mesa composta ainda por Constantino Ajimasto Jr., o Grego, presidente da ABGS; Fernando Braga, vice-presidente; Wilney de Almeida Prado, ouvidor; e Alexandre Leonardi, o Alemão, diretor Pré-Sênior.

Próximo torneio – A temporada 2022 da ABGS começa dentro de um mês e meio, no dia 28 de janeiro, excepcionalmente uma sexta-feira, com o Torneio ABGS do Guarujá Golf Club, na praia de Pitangueiras, no Guarujá. O programa será divulgado nos próximos dias. Não perca a oportunidade de jogar num dos melhores e mais bonitos campos de nove buracos do Brasil, em meio à Mata Atlântica.

Rankings finais de 2021

Resultados do Torneio da Virada

todos-no-torneio-de-virada

 

Compartilhe:

próximos Torneios