Notícias

10.12.2023

ABGS cria mais uma faixa de handicaps na categoria sênior para equilibrar as disputas, em 2024

garfico-categorias-2024

Nova distribuição vai “desafogar” o grupo mais numeroso de jogadores. Veja todos os detalhes

 

 

Após estudos detalhados da frequência dos jogadores nos torneios de 2022, a Diretoria da ABGS (Associação Brasileira de Golfe Sênior) decidiu alterar as faixas de handicaps das categorias seniores para os torneios de 2024, que passarão de três para quatro. Isso vai distribuir mais uniformemente a quantidade de jogadores de cada categoria, propiciando uma competição mais justa para todos.

A principal distorção ocorria na faixa intermediária, de 14,1 a 23 de handicap índex, que reuniu em média, em 2023, quase o dobro de jogadores das demais categorias (até 14 e de 23,1 a 32). A faixa de handicaps menores (até 14) não sofreu alteração, mas as seguintes foram redistribuídas em três grupos: de 14,1 a 20; de 20,1 a 26; e de 26,1 a 32. A nova distribuição está bastante próxima da utilizada pela Federação Paulista de Golfe (FPGolfe) em seus torneios oficiais.

Nas categorias pré-sênior e feminina não houve alterações das faixas de handicap, mas dado o número reduzido de competidores de handicaps mais baixos, só haverá prêmio na categoria scratch para o campeão. Os demais competem nas categorias por handicap até 14 e de 14,1 a 32, no caso dos pré-seniores; e até 16, e de 16,1 a 32, no feminino.

Prioridade de inscrição em torneios com lista de espera

Nos torneios da ABGS onde tradicionalmente há grande procura – cerca de quatro das 18 competições previstas para 2024 –, onde as vagas disponíveis se encerram rapidamente, sem que muitos dos sócios sequer tenham oportunidade de fazer sua inscrição, o preenchimento das vagas continuará a ser feito como em 2023:

*) Metade (50%) das vagas serão reservadas para os associados mais bem classificados nas diversas categorias do Ranking ABGS e para os jogadores com maior frequência nos últimos seis torneios válidos pelos rankings (valendo os últimos de 2023 até que sejam todos substituídos pelos de 2024).

*) As vagas restantes (50%) serão sorteadas entre os demais associados que solicitarem sua inscrição em cinco dias corridos, a partir da divulgação do programa do torneio no site da ABGS e suas redes sociais.

*) Havendo mais inscritos do que vagas, a gerência da ABGS efetuará um sorteio entre os inscritos em cada um dos grupos, de forma determinar quem terá sua inscrição para o torneio confirmada e quem ficará em lista de espera.

*) Por razões de logística, os sócios dos clubes sede que disponibilizarem os seus carts para compartilhamento com sócios da ABGS, terão prioridade de inscrição.

 

 

Compartilhe: