Notícias

23.02.2024

Paul O’Doherty vence torneio ABGS da Associação Esportiva São José, no Vale do Paraíba

braga-com-paul-hrz

Competição com recorde de inscritos abriu as temporadas sênior e pré-sênior de 2024

 

Ao lado, Fernando Braga, vice-presidente da ABGS, entrega o troféu de campeão scratch a Paul O’Doherty. Fotos: Thais Pastor/F2 Assessoria

 

Apesar de uma duplo bogey-6 no buraco final, Paulo O’Doherty, do São Paulo Golf Club, jogou 74 tacadas, quatro acima do par, para vencer o 11º Torneio ABGS da Associação Esportiva São José, nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, em São José do Campos, no Vale do Paraíba, a 90 km da capital paulista. O evento abriu oficialmente a temporada da ABGS (Associação Brasileira de Golfe Sênior), depois que o torneio que seria jogado no Guarujá, no final de janeiro, teve que ser adiado por causa dos temporais que alagaram a região. O torneio da AESJ valeu para os rankings nacionais da ABGS e para os rankings scratch sênior e pré-sênior da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe).

O jogo desta quinta-feira precisou ser interrompido por uma hora, por causa da ameaça de raios, mas houve tempo para concluir a rodada com calma e comemorar o dia de golfe e o reencontro com os amigos com uma almoço de paellas – uma de frutos do mar e outra caipira – na sede reformada do clube, agora com ar-condicionado e muito mais aconchegante. Não faltaram elogios para o bom estado do campo e pela carinhosa recepção do clube e seus sócios, um diferencial dos torneios no Clube de Campo Santa Rita, onde fica o campo de golfe de nove buracos e dez greens da Associação Esportiva São José (AESJ).

Veja mais de 50 fotos da premiação
abgs-aesj-internasAguarde álbum completo neste mesmo link

Decisão – Paul O’Doherty, que não vendia desde a Taça Caipira, em abril de 2023, estava no par do campo até o buraco 12, antes de perder quatro tacadas nos seis buracos finais. Por pouco ele não permite a virada de Michel Thó, de Goiânia, que fechou o dia com bogey e triplo bogey-7 (seu segundo dia, depois de um 7 no buraco 3), para jogar 78 e terminar em segundo lugar, quatro atrás do campeão. Thó dividiu a posição com Lyn Ahn, do Guarapiranga, que também teve chances de lutar pelo título até fazer seu segundo duplo bogey-6 do dia no buraco 15 e também somar 78 tacadas.

Lyn teve o consolo de levar o troféu de campeão da categoria com até 14 de handicap índex, com 72 tacadas, seguido por Frank Wisbrun, do São Paulo, com 74, e por Thó, com 76. Nas demais categorias, que a partir deste ano foram desdobradas em três, a disputa foi na modalidade stableford, de soma de pontos. Na 14, 1 a 20, o campeão foi Hissachi Takehara, da AESJ, com 40 pontos, seguido por Henry Munhoz, do Riacho Grande, com 37. Fabien Dupret, do Sapezal, completou o pódio, com 34.

Handicaps mais altos – Na 20,1 a 26 venceu Edson Lopes dos Santos, do Riacho Grande, com 36, seguido por dois golfistas do Clube de Campo: Fernando Sodré, com 32, e Marco Costa, com 31. W na 26,1 a 32 o campeão foi Umberto Facchinei, do Imperial, com 27 pontos, seguido por Isaac Dayan, do Riacho Grande, com 28.

Houve ainda premiação dos campeões de cada faixa etária, Na 55 a 59 anos venceu Mario Ghisalberti, do Japy, com 25 pontos. Na 60 a 65 anos o troféu foi para Toshiaki Shitara, do Lago Azul, com 27 pontos. Na 66 a 70 anos, o campeão foi Paulo Terêncio Valle, de Goiânia, com 30 pontos. Nas 71 a 75 anos ganhou Hélio de Lima, do Terras de São José, com 28 pontos. E na 76 anos ou mais, Sergio del Porto, do Fazenda da Grama, levou o troféu.

Mais premiados – Entre os pré-seniores (40 a 54 anos), mais um troféu para Goiânia, com  Francisco Avila Jr sendo campeão com 80 tacadas. Já na categoria com handicap índex até 14, o troféu de campeão ficou para André Simão, do Damha, com 82 tacadas. E na pré-sênior de 14,1 a 32, ganhou Rodrigo Rodriguez, da AESJ, com 37 pontos.

Entre as mulheres, Ivanilde do Fazenda da Grama, venceu com 94 tacadas, sendo que o título da categoria de 16,1 a 32 ficou para Keiko Shimomaebara, do PL, com 31 pontos. Houve ainda duas categorias para convidados do clube sede. Na masculina até 32 venceu Mario Nakamura, com 29 pontos, seguido por Walter Ariyoshi, com 27. E na feminina, também até 32, os troféus foram para Iracema Ariyoshi, com 32; e Neusa Furuzawa, com 26.

Premiação – Alexandre Leonardi, diretor Pré-Sênior da ABGS, apresentou a entrega de prêmios que teve a mesa composta ainda pelos vice-presidentes da entidade Fernando Braga, (Técnico) e Sérgio del Porto (Administrativo); Ricardo Igushi e Keiko Shimomaebara, da AESJ; e Leandro Villar, vice-capitão do clube.

Foram feitos agradecimentos a Francisco Campos, Diretor de Campo da AESJ; José Aparecido, Diretor da ABGS, e para todo o staff do clube e restaurante. No final, foram sorteados dezenas de brindes, entre kits de cervejas, vinhos, camisas da ABGS e bonés da AESJ.

Próximos torneios – Continuam abertas as inscrições para o Torneio ABGS do Dia Internacional da Mulher, dias 6 e 7 de março, no Lago Azul e no Terras de São José, respectivamente, e em breve sairá o Programa Oficial para o Torneio ABGS do Arujá GC – Taça Tsutomo Takano, dia 21 de março.

Resultados

Compartilhe: